WGA e AMPTP alcançam acordo contratual histórico para encerrar greve de roteiristas de 146 dias: ‘Este acordo é excepcional’.
Hollywood dá um suspiro de alívio. O Sindicato dos Roteiristas (WGA) e os principais estúdios e streamings chegaram a um acordo provisório sobre um novo contrato de três anos, que promete encerrar a greve de 146 dias que teve um grande impacto na indústria do cinema.
Os negociadores do WGA e da Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) chegaram a um acordo neste domingo (24), após cinco dias consecutivos de negociações. No sábado (23), envolveu principalmente advogados do sindicato e da AMPTP discutindo as letras miúdas da linguagem em torno de adições complicadas e inovadoras ao Acordo Básico Mínimo do WGA. Os detalhes essenciais da linguagem, em torno do uso de IA generativa na produção de conteúdo, foram um dos últimos itens em que os lados trabalharam antes de fechar o pacto.
“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para roteiristas em todos os setores dos membros”, escreveu o comitê de negociação do WGA em um e-mail enviado aos membros às 23h10, horário de Brasília (nota completa ao final da matéria).
A greve em si ainda estará em vigor através do processo de aprovação e ratificação do contrato do sindicato. Mas os piquetes foram suspensos a partir deste domingo à noite. Espera-se que os líderes dos sindicatos votem, na terça-feira (26), sobre a suspensão formal da ordem de greve contra os signatários da AMPTP.
“Para ser claro, ninguém deve retornar ao trabalho até que seja especificamente autorizado pelo Sindicato. Ainda estamos em greve até então”, diz a nota dos associados.
Os detalhes do acordo contratual não serão divulgados até que a redação final seja concluída nos próximos dias. A liderança do WGA espera votar na terça-feira o pacto final. Primeiro, o comitê de negociação votará se recomenda que o acordo vá para votação no conselho do WGA Oeste (em Los Angeles) e no conselho do WGA Leste (em Nova York). Supondo que ambos os votos aprovem o pacto, o contrato será enviado para ratificação pelos 11.000 membros do WGA.
“Embora estejamos ansiosos para compartilhar com vocês os detalhes do que foi alcançado, não podemos fazer isso até que a última ‘letra’ esteja pontilhada”, afirmava a mensagem aos membros. “Fazer isso complicaria nossa capacidade de terminar o trabalho. Então, como vocês já foram pacientes conosco antes, pedimos que sejam pacientes novamente”, finalizou a nota.
Depois de quase cinco meses de greve, a paralisação do trabalho que começou em 2 de maio, é altamente provável que seja aprovado pelos membros, especialmente com o apoio entusiástico dos líderes do WGA. À medida que o ímpeto crescia esta semana, os negociadores começaram a encarar a aproximação do feriado de Yom Kippur, deste domingo, como um prazo flexível.
O Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA), que está em greve desde 14 de julho, emitiu um comunicado parabenizando o WGA, mas alertaram que vão continuar em greve, pois a parte deles ainda não foi formulado um acordo.
“SAG-AFTRA parabeniza o WGA por chegar a um acordo provisório com o AMPTP após 146 dias de incrível força, resiliência e solidariedade nos piquetes. Embora estejamos ansiosos para revisar o acordo provisório do WGA e da AMPTP, continuamos comprometidos em alcançar os termos necessários para nossos membros. Desde o dia em que a greve do WGA começou, os membros do SAG-AFTRA têm estado ao lado dos roteiristas nos piquetes. Continuamos em greve em nosso contrato de TV/Teatro, e continuamos a instar os CEOs de estúdios, streamings e a AMPTP a retornarem à mesa e fazerem o acordo justo que nossos membros também merecem e exigem”, diz a nota do SAG.
Sem dúvida – o WGA prevaleceu ao forçar os maiores empregadores de Hollywood a abordar as principais prioridades do sindicato na primeira negociação de contrato completa desde 2017, já que as conversações de 2020 foram prejudicadas pela pandemia. A insistência do sindicato em atingir um nível mínimo garantido de pessoal para episódios de TV foi considerada uma possibilidade extrema, quando as discussões contratuais começaram em março deste ano. O apoio inabalável da grande maioria dos membros do WGA foi o músculo que permitiu ao comitê de negociação do sindicato, liderado por Chris Keyser e David Goodman, aprofundar-se nas questões prioritárias. Eles alcançaram um novo modelo de fórmula residual de fluxo, que deverá ajudar o sindicato grevista do SAG-AFTRA na sua busca para alcançar um residual baseado nas receitas. A fórmula do WGA equivale a um sistema de bônus baseado em benchmarks de desempenho pré-determinados e de alto padrão para títulos individuais.
O fim da greve do WGA acelerará o fim da paralisação do SAG-AFTRA. Também iniciará o processo de retorno da comunidade criativa aos seus ciclos típicos de produção, distribuição, marketing e promoção de conteúdo. A produção de TV e cinema está em estado de turbulência, desde o início do ano, quando a produção desacelerou devido ao prazo de 1º de maio estabelecido pelo término do contrato do WGA. Já no ano passado, não era segredo que a ronda de negociações do contrato do sindicato de 2023 seria um desafio, dado o nível de mudança estrutural na televisão e no cinema.
Hollywood está ansiosa para voltar ao trabalho. Mas depois de uma pausa de cinco meses na produção, os estúdios e streamings precisarão de tempo para colocar os programas e filmes de volta em funcionamento. À medida que a notícia do progresso na mesa de negociações se espalhava no início desta semana, o planejamento silencioso para um retorno à produção intensificou-se com produtores e executivos perguntando sobre a disponibilidade de palcos e outros recursos de produção.
Os lados voltaram à mesa de negociações em 20 de setembro, depois que as negociações ficaram paralisadas por um mês. Quatro líderes importantes de Hollywood participaram de três dias de maratonas de negociações que finalmente quebraram o impasse. Os executivos: Bob Iger da Disney, Donna Langley da NBCUniversal, Ted Sarandos da Netflix e David Zaslav da Warner Bros.
A AMPTP primeiro tentou atender às demandas do sindicato por uma garantia de pessoal mínimo e residual de audiência em uma proposta de 11 de agosto. O WGA sustentou que a oferta estava repleta de lacunas e exceções que tornavam muitas de suas disposições sem sentido.
A AMPTP retornou em 20 de setembro com outro conjunto de propostas, que esperava quebrar o impasse.
Depois que o Dia do Trabalho chegou e passou, os co-presidentes do comitê de negociação do WGA, Chris Keyser e David Goodman, enfrentaram uma pressão interna crescente de alguns membros proeminentes para reiniciar o processo de negociações. Agora que um acordo com o WGA está em mãos, os negociadores do AMPTP voltarão a sua atenção para o SAG-AFTRA, que está em greve desde 14 de julho. A produção e a promoção não podem ser totalmente reiniciadas até que os membros do SAG-AFTRA votem para ratificar um novo acordo.
O Comitê de Negociação do WGA emitiu uma longa declaração aos membros confirmando que o pacto provisório havia sido fechado.
Segue abaixo o comunicado do Sindicato dos Roteiristas (WGA):
QUERIDOS MEMBROS,
Chegamos a um acordo provisório sobre um novo MBA para 2023, ou seja, um acordo de princípio sobre todos os pontos do acordo, sujeito à elaboração do texto final do contrato.
O que ganhámos neste contrato – mais particularmente, tudo o que ganhámos desde 2 de Maio – deve-se à vontade destes membros de exercerem o seu poder, de demonstrarem a sua solidariedade, de caminharem lado a lado, de suportarem a dor e incerteza dos últimos 146 dias. Foi a alavancagem gerada pela sua greve, em conjunto com o apoio extraordinário dos nossos irmãos sindicais, que finalmente trouxe as empresas de volta à mesa para chegar a um acordo.
Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores da associação.
O que resta agora é que nossa equipe garanta que tudo o que concordamos seja codificado na linguagem final do contrato. E embora estejamos ansiosos por partilhar convosco os detalhes do que foi alcançado, não podemos fazer isso até que a última “letra” esteja pontilhada. Fazer isso complicaria nossa capacidade de terminar o trabalho. Então, como você já foi paciente conosco antes, pedimos que seja paciente novamente – uma última vez.
Assim que o Memorando de Acordo com a AMPTP estiver concluído, o Comitê de Negociação votará sobre a recomendação do acordo e enviá-lo-á ao Conselho do WGA Oeste e ao Conselho do WGA Leste para aprovação. A Diretoria e o Conselho votarão então se autorizam um voto de ratificação do contrato pelos membros.
Se essa autorização for aprovada, a Diretoria e o Conselho também votariam sobre a possibilidade de suspender a ordem de restrição e encerrar a greve em uma determinada data e hora (a ser determinada) enquanto se aguarda a ratificação. Isto permitiria que os redatores voltassem ao trabalho durante a votação de ratificação, mas não afetaria o direito dos membros de tomar uma decisão final sobre a aprovação do contrato.
Imediatamente após as votações da liderança, que estão provisoriamente agendadas para terça-feira se o texto for resolvido, forneceremos um resumo abrangente dos pontos do acordo e do Memorando de Acordo. Também convocaremos reuniões onde os membros terão a oportunidade de aprender mais sobre e avaliar o acordo antes de votarem na ratificação.
Para ser claro, ninguém deve retornar ao trabalho até que seja especificamente autorizado pelo Si. Ainda estamos em greve até então. Mas estamos, a partir de hoje, suspendendo os piquetes do WGA. Em vez disso, se puder, encorajamo-lo a juntar-se aos piquetes SAG-AFTRA esta semana.
Por fim, agradecemos sua paciência enquanto você esperava nossas notícias – e teve que se defender de rumores – durante os últimos dias de negociação. Aguarde mais informações do Sindicato. Teremos mais para compartilhar com vocês nos próximos dias, à medida que finalizamos a redação do contrato e analisamos os processos de nossos sindicatos.
Como sempre, obrigado pelo seu apoio. Você terá notícias nossas novamente em breve.
*com informações do Portal Variety
Share this content: