Informação foi confirmada pelo filho do ator, Kiefer Sutherland, nas redes sociais.
Donald Sutherland, o renomado ator canadense, faleceu nesta quinta-feira (20), aos 88 anos. A família informou que Sutherland estava internado há algum tempo devido a complicações de saúde, mas não revelou detalhes específicos sobre sua condição.
Sutherland, cuja carreira abrangeu mais de seis décadas, foi um dos atores mais versáteis e respeitados de sua geração. Ele recebeu um Oscars honorário pelo conjunto da obra em 2018, além de prêmios como um Emmy por “Cidadão X” (1995), dois Globos de Ouro por “Cidadão X” e “Bastidores da Guerra” (2003), e um Critics Choice Awards por “The Undoing” (2021).
With a heavy heart, I tell you that my father, Donald Sutherland, has passed away. I personally think one of the most important actors in the history of film. Never daunted by a role, good, bad or ugly. He loved what he did and did what he loved, and one can never ask for more… pic.twitter.com/3EdJB03KKT
— Kiefer Sutherland (@RealKiefer) June 20, 2024
Nascido em Saint John, Canadá, Sutherland acumulou 200 créditos no cinema e na televisão. Seu primeiro grande papel foi no clássico faroeste “Os Doze Condenados” (1967), onde atuou ao lado de Charles Bronson e Ernest Borgnine. Ele ganhou destaque com sua interpretação do Capitão “Hawkeye” em “MAS*H” (1970), dirigido por Robert Altman, um personagem que seria imortalizado na televisão por Alan Alda.
A carreira de Sutherland foi marcada por uma série de filmes icônicos. Ele apoiou Jane Fonda em “Klute, o Passado a Condena” (1971) e estrelou “Inverno de Sangue em Veneza” (1973), um dos filmes de terror mais aclamados de todos os tempos. Seu trabalho em “Invasores de Corpos” (1978), “Gente Como a Gente” (1980), “Assassinato Sob Custódia” (1989), “Cortina de Fogo” (1991), “JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar” (1991), “Buffy, a Caça-Vampiros” (1992), “Assédio Sexual” (1994), “Epidemia” (1995), “Tempo de Matar” (1996), “Cowboys do Espaço” (2000), “Uma Saída de Mestre” (2003) e “Cold Mountain” (2003) consolidou seu status como um dos grandes nomes do cinema.
Além de sua carreira notável, Sutherland é lembrado por sua interpretação do Presidente Coriolanus Snow na franquia “Jogos Vorazes“, um papel que lhe trouxe aclamação e reconhecimento entre as gerações mais jovens.
Donald Sutherland deixa sua esposa, Francine Racette, com quem era casado desde 1972, e cinco filhos, incluindo os também atores Kiefer Sutherland e Rossif Sutherland. Seu legado cinematográfico continuará a inspirar e entreter fãs em todo o mundo.
Share this content: