Início » Barra de São Francisco Sedia curso de Licenciamento Ambiental

Em Barra de São Francisco: Formação atendeu servidores municipais de toda a região noroeste do Espírito Santo.

Barra de São Francisco Licenciamento Ambiental
Foto: Michael Bolzan

Barra de São Francisco sediou, nesta quinta (05) e sexta-feira (06), o curso de licenciamento ambiental relacionado à ocupação do solo. Servidores municipais de Barra de São Francisco e da região noroeste do Estado se reuniram para a formação no uso das ferramentas sobre licenciamento ambiental aplicada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Segundo o Analista de Meio Ambiente do Iema, Thiago Moraes, o curso é uma série de formações que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) tem ofertado aos municípios, por meio do programa Proesan, ao longo do ano de 2024 nas várias regionais do Espírito Santo.

A subsecretária municipal de Meio Ambiente, Eduarda Virginia, explicou que o curso é voltado para os técnicos, tanto de meio ambiente quanto de obras, para a prefeitura poder seguir corretamente as normas junto ao Iema e ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cosema).

Eduarda também esclareceu que, para dar início ao processo de licenciamento ambiental, é necessário que a pessoa interessada na solicitação do licenciamento tenha um engenheiro responsável, um biólogo, ou outro profissional da área que possa conduzir o processo. Todas as informações estão disponíveis no site da Prefeitura, na aba de Serviços – Licenciamento Ambiental, com todos os anexos necessários para dar entrada no licenciamento.

Barra de São Francisco Licenciamento Ambiental
Foto: Michael Bolzan

O engenheiro ambiental municipal de Pedro Canário, Joney Farias, participou da formação e parabenizou a Gestão Municipal de Barra de São Francisco por sediar a capacitação dos profissionais de Meio Ambiente e Obras, além de elogiar o Iema e a Seama por disponibilizar ferramentas de aprofundamento do conhecimento sobre o licenciamento ambiental. “As prefeituras têm seu corpo técnico, mas alguns têm pouco tempo de experiência na atividade. Então, esse curso serve para nortear as decisões corretas em relação ao Meio Ambiente. As ferramentas aplicadas aqui facilitam o trabalho dos técnicos, proporcionando parâmetros para atender as instruções normativas conforme a legislação estadual e federal”, destacou Joney Farias.

O curso foi um importante passo para capacitar os servidores municipais da região, fortalecendo a atuação ambiental com mais precisão técnica e compromisso com a legislação. Dessa forma, espera-se que as futuras ações relacionadas ao licenciamento ambiental sejam realizadas de forma ainda mais eficiente e sustentável, promovendo o desenvolvimento ordenado e a preservação dos recursos naturais.

Share this content:

About The Author

Deixe uma resposta