A atração Circense fará turnê em mais cinco cidades do Estado.
Barra de São Francisco foi contemplada para abertura da turnê do Circo de rua Fuscalhaços, do Grupo Árvore de Vitória. Mais de 600 pessoas, entre adultos e crianças, compareceram à praça Arlindo Pinto da Costa, na noite deste sábado (26), no Centro de Barra de São Francisco, para assistirem à apresentação. O espetáculo é uma realização do Grupo Árvore com a Portal Produtora Cultural, patrocinado pela ArcelorMittal e o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) pelo edital da Lei nº 11.246/2021 de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
O público riu, se divertiu e aplaudiu o espetáculo dos palhaços do fusca roxo que saíram do Centro de Vitória para trazer mais opções de cultura, entretenimento e diversão em Barra de São Francisco. A atração teve apresentações de malabarismo, monociclo, teatro circense e o ápice do menino virando o peixe.
O Fuscalhaços atua desde 2020, e já fizeram 20 apresentações, todas em bairros periféricos de Vitória. E além de Barra de São Francisco, também estará nos municípios de Mimoso do Sul no dia 22/11, Atílio Vivácqua (23/11), Rio Novo do Sul (24/11), Cariacica (29/11) e fechando no dia 08 de dezembro no município da Serra.
“É uma grande alegria para nós da Árvore podermos circular com o Fuscalhaços pelo Espírito Santo, principalmente em cidades mais distantes onde o espetáculo teria dificuldade de chegar”, comemorou a atriz palhaça e coordenadora de Gestão e Produção do Grupo Árvore, Vanessa Darmani.
O subsecretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Efigênio Mariano de Oliveira, destacou a importância em trazer novas atrações a Cidade, principalmente no segmento cultural. “Nossas crianças e jovens de agora estão muito fissurados nos aparelhos eletrônicos, muitos ainda não tiveram a oportunidade de visitar um circo ou de assistir uma apresentação diferente. Então é extremamente importante ter leis que fomentem cultura, arte e valorizem os trabalhos dos agentes culturais, que carregam a missão de nos trazer alegria, entretenimento e reflexão do ‘belo’ e da vida”, destacou o subsecretário.
O que é a LICC?
A Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC, Lei nº 11.246/2021, que alterou a Lei nº 7.000/01, surgiu como mais uma forma de incentivo e fomento à cultura do Estado do Espírito Santo.
Como iniciativa inédita no Estado, a norma permite que agentes e grupos culturais recebam patrocínio de empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e em contrapartida, tais empresas terão um crédito presumido, podendo abater do imposto a ser pago.
As iniciativas de fomento cultural, estimulam a expansão da produção cultural, além de gerar trabalho, renda e fortalecer a identidade capixaba.
Share this content: